4 dicas para simplificar seu câmbio

fechamento de câmbio

4 dicas para simplificar seu câmbio

O fechamento de câmbio consiste na compra e venda de moeda estrangeira para a realização de transações internacionais. É uma atividade necessária para concluir tanto um processo de importação quanto de exportação, uma vez que as empresas que importam ou exportam mercadorias precisam realizar operações de câmbio para pagar ou receber pagamentos.

Por ser um processo que envolve, diretamente, a parte monetária, é comum surgirem dúvidas nesta etapa. Por isso, neste texto você encontrará 4 dicas para simplificar seu câmbio.  

O que é uma operação de fechamento de câmbio?

Para que uma operação de câmbio ocorra, é preciso contar com, no mínimo, três partes envolvidas: o exportador, o importador e o canal bancário. 

fechamento de câmbio

Dizemos no mínimo três, porque pode haver outros agentes, como o banco intermediário, corretoras de câmbio e outros. A operação de câmbio consiste, basicamente, na operação de envio ou recebimento de valores do exterior. 

O Novo Marco Cambial entrou em vigor no final do ano de 2022 e trouxe vários facilitadores para o fechamento de câmbio. Mencionamos todas as alterações e novidades na legislação, em outro artigo do nosso site. 

Quais as etapas do fechamento de câmbio?

Para entender melhor como funciona este tipo de operação, é preciso ter em mente que é uma etapa de conclusão. Isso quer dizer que, na data acordada para o pagamento entre o importador e o exportador, o importador procura o canal bancário de sua preferência (podendo ser um banco ou uma corretora de câmbio autorizada a operar no mercado de câmbio), apresenta os documentos necessários (como Proforma Invoice ou Commercial Invoice e declaração de importação, se houver), e informa o valor em moeda estrangeira que será remetido ao exterior. 

Neste momento, o canal bancário informa a cotação da moeda. E então o importador remete o dinheiro ao canal bancário, que irá remeter o valor ao exterior. No caso de uma exportação, o processo é similar, porém, inverso. 

O processo é simples, mas pequenos cuidados podem fazer a diferença neste momento.  

Abaixo você encontrará, de forma mais detalhada, como a operação de fechamento de câmbio ocorre.  

Contratação 

Nesta etapa, a empresa que deseja realizar uma operação de câmbio entra em contato com uma instituição financeira autorizada a realizar operações de câmbio, informa os detalhes da transação, como a moeda estrangeira desejada, a quantidade, a data de pagamento ou recebimento, e quaisquer outros termos relevantes. 

A partir disso, a instituição financeira fornece uma cotação com a taxa de câmbio atual para a transação, com base nas informações fornecidas pela empresa. 

Negociação 

Com base na cotação fornecida pela instituição financeira, a empresa decidirá se deseja prosseguir ou não com a operação de câmbio. 

A empresa e a instituição financeira podem negociar os termos da transação, como a taxa de câmbio, as taxas de serviço e as condições de pagamento. 

Uma vez que os termos sejam acordados, a empresa dá a ordem para a instituição financeira executar a operação de câmbio. 

Liquidação 

Nesta etapa, ocorre, de fato, a operação de câmbio, a partir da transferência dos fundos na moeda local da empresa para a instituição financeira. Esta, por outro lado, fornece a quantidade acordada da moeda estrangeira. 

A data de liquidação é determinada durante a negociação e pode ser imediata ou futura, dependendo dos termos acordados. 

Aqui o importador e o exportador se deparam com algumas siglas, como D0, D1 ou D2. Neste contexto, utiliza-se D0 se faz o envio do valor ao exportador no mesmo dia do fechamento de câmbio. 

A sigla D1, por consequência, significa que o pagamento será efetuado no próximo dia útil à contratação, e assim por diante. 

Por que isso é importante? Em primeiro lugar, porque pode influenciar no valor da taxa de conversão a ser negociada. Além disso, a sigla se refere à data em que o valor deverá sair da conta do importador ou entrar na conta do exportador. Dessa forma, essa definição influencia no envio da mercadoria em uma negociação com pagamento antecipado, por exemplo.  

Como simplificar o fechamento do câmbio?  

Em síntese, não é complicado realizar uma operação de fechamento de câmbio, porém, esta é uma atividade que exige planejamento e atenção aos detalhes, pois o simples nem sempre quer dizer fácil. 

É preciso levar várias nuances em consideração. Caso contrário, a operação pode sair mais cara ou menos rentável do que o esperado. 

Abaixo, você verá 4 dicas de como simplificar esta operação e evitar este tipo de problema. 

Planeje suas operações  

A taxa de câmbio oscila, como dissemos, minuto a minuto. Então, é fácil imaginar o quanto esta oscilação pode ser amplificada de um dia para o outro.  

Como um processo de importação ou exportação leva tempo até a sua conclusão, fica fácil entender quanta oscilação monetária pode haver em uma única operação. 

É importante acompanhar o mercado e ter um fluxo de caixa disponível. Afinal, às vezes, antecipar o fechamento de câmbio de uma importação pode ser financeiramente vantajoso, caso ocorra uma queda significativa da moeda. 

O mesmo cenário vale para a exportação: às vezes, aguardar um pouco para liquidar o câmbio pode ser uma boa estratégia, caso haja aumento na taxa.  

Por isso, planeje suas operações com antecedência, assim você terá mais condições de aproveitar as oscilações do mercado a seu favor. 

Acompanhe as tendências do mercado cambial  

A taxa diária não é o único fator que exige acompanhamento.

Fazer um follow-up do mercado dá mais segurança à empresa para fazer as transações financeiras. 

Afinal, o mercado financeiro sofre alterações conforme as economias mundiais evoluem. Decisões sobre taxa de juros, indicadores econômicos, decisões políticas, sejam nacionais ou internacionais, influenciam diretamente o mercado e, com isso, as taxas cambiais. 

Portanto, é preciso estar atento a todo esse mercado, para auxiliar no planejamento do fechamento de câmbio. 

Use a tecnologia a seu favor 

Também é importante utilizar a tecnologia como uma aliada. Neste sentido, é cada vez mais comum o uso das plataformas digitais. 

Elas podem fazer as operações, reduzindo custos e trazendo mais agilidade ao processo de fechamento de câmbio.

tecnologia no câmbio

Conheça melhor estas ferramentas e utilize-as no seu dia a dia.  

Procure parcerias estratégicas 

Parceiros comerciais servem para auxiliar sua empresa e oferecerem estratégias diferenciadas. Isso também ocorre no mercado cambial. 

Tenha ao seu lado bancos ou corretoras de câmbio ágeis, com estratégias diferenciadas e que possam oferecer soluções para que o fechamento de câmbio não seja somente mais uma etapa no processo.  

Pelo contrário, que esta fase seja uma parte funcional e que gere redução de custos ou ganhos efetivos nas operações.  

Conte com a Mundial no fechamento de câmbio dos seus processos  

A Mundial Express atua na intermediação de operações de câmbio com instituições financeiras na compra e venda de moeda estrangeira para pagamento das importações e recebimento das exportações, além de outros compromissos com o exterior. 

Não perca mais seu tempo e dinheiro em operações de fechamento de câmbio confusas. Conte com um parceiro atualizado nas melhores e mais funcionais soluções do mercado.  

Visite nosso site e conheça como utilizar nossos serviços em benefício de sua empresa! 

Posts Recentes

Impacto do Novo Processo de Importação nas empresas

Impacto do Novo Processo de Importação nas empresas

O Novo Processo de Importação (NPI) engloba todas as mudanças que vêm ocorrendo…

4 vantagens para terceirizar seu departamento de comércio exterior

4 vantagens para terceirizar seu departamento de comércio exterior

As empresas que pensam em iniciar suas importações ou exportações encontram diversas dificuldades…

4 dicas para simplificar seu câmbio

4 dicas para simplificar seu câmbio

O fechamento de câmbio consiste na compra e venda de moeda estrangeira para…