As avarias no comércio exterior são surpresas indesejáveis que, infelizmente, podem surgir durante um processo de importação ou exportação de mercadorias.
Na prática, de fato, é impossível assegurar que isso não ocorrerá com uma carga.
O que se pode fazer é tomar alguns cuidados e precauções para evitar que este tipo de situação aconteça. Se não sendo possível, tais precauções têm o objetivo de minimizar os danos e prejuízos causados.
Em seguida, você entenderá melhor sobre as avarias no comércio exterior e quais cuidados tomar para evitá-las nos embarques.
O que é avaria?
A palavra avaria remete a um dano causado. No caso do comércio exterior, considera-se que uma carga foi avariada quando ocorre algum dano na embalagem, na carga, ou mesmo em ambos.

O direito marítimo, por exemplo, define o conceito de “avaria” como quaisquer danos causados ao navio ou à carga durante o trajeto – entre o embarque e desembarque.
Qual a diferença entre avaria simples e avaria grossa?
Quando se fala em avarias no comércio exterior, é importante saber que elas podem ocorrer de duas formas distintas.
Existe a chamada avaria simples, ou seja, quando a carga ou sua embalagem sofreu algum dano no trajeto entre a saída do armazém ou fábrica do exportador até a sua chegada em seu destino no importador.
Essas avarias podem ser apenas embalagens amassadas ou rasgadas ou até danos maiores, que comprometam ou inutilizem a mercadoria.
De modo geral, descrevemos estes casos como isolados, no sentido de que podem comprometer somente uma ou algumas cargas que estejam sendo transportadas juntas. Neste tipo de situação, o dano em uma carga não compromete os demais volumes.
Já a chamada avaria grossa tem como característica algum dano intencional, por parte do responsável pelo veículo que está transportando todas as cargas, como o comandante do navio.
Quando isso ocorre, o dano causado tem a intenção de preservar a tripulação ou o próprio veículo de transporte.
Como as avarias impactam um processo de comércio exterior?
É possível evitar que um embarque tenha avarias, mas não podemos afirmar que elas nunca irão acontecer.
Por isso, é muito importante conhecer a mercadoria com a qual se está trabalhando, como por exemplo, saber se é um produto considerado perigoso ou frágil é fundamental. Afinal, as características da carga são os fatores que determinam se ela necessita de um acondicionamento específico, como uma embalagem diferenciada.
Ter essas informações irá contribuir para manter não só a integridade da carga, mas também a de todos os envolvidos no processo.
Se uma carga for altamente inflamável, ela não pode ser acondicionada sem cumprir os cuidados específicos de embalagem, forma de transporte, ou mesmo ser transportada com outro produto que produza chamas com facilidade.
Todos esses cuidados geram impacto direto nas operações de comércio exterior, tanto na parte operacional do processo, quanto nos custos envolvidos. Quanto mais sensível ou frágil for o produto, mais complexo será o seu transporte, o que impactará no valor final do frete.
Um exemplo prático disso são as taxas que em geral os transportes de carga incluem, as taxas chamadas de handling fee, ou seja, taxas de manuseio das cargas.
Em caso de transporte de um produto químico considerado perigoso para a vida humana ou para o meio ambiente, este transporte terá um valor alto. De igual forma, o valor do frete será mais alto se for necessário utilizar um modal específico.
Em alguns casos, é necessário que o transportador também possua a autorização do órgão fiscalizador competente. E isso igualmente pode encarecer a operação.
Por outro lado, é preciso ter cuidado com as economias realizadas para transportar estes produtos mais voláteis. Afinal, a segurança deve sempre vir em primeiro lugar.
Quando devo reportar uma avaria para a empresa de seguro de carga internacional?
A maior parte das cargas utilizam o transporte marítimo. O trajeto de uma carga passa por diversos países desde a origem, até chegar ao destino.
A longa duração dos embarques, portanto, já implica que podem ocorrer avarias no comércio exterior.
Por isso, é comum encontrar avarias como volumes amassados ou rasgados durante o trânsito da carga. Mesmo que sejam avarias triviais, o ideal é reportá-las às empresas de seguro.
E, constatando qualquer tipo de avaria que possa comprometer a carga, deve-se notificar as empresas responsáveis pelo seguro da mercadoria.
Outro cuidado necessário é o de manter sempre um registro fotográfico da operação, tanto no envio quanto no recebimento da carga.
Para que este tipo de notificação ocorra corretamente, é preciso estar atento às principais diferenças entre os tipos de avarias no comércio exterior, conforme poderemos acompanhar a seguir.
Avarias no contêiner
Os contêineres podem sofrer avarias naturais do desgaste do material, como ferrugens ou pequenos amassados.
Também podem sofrer avarias por causas maiores, como quedas ou mesmo durante a estufagem e descarga.

Alguns tipos de contêineres não podem ser carregados ou desovados com o uso de paleteiras.
É preciso observar esses pontos na hora de programar o envio ou recebimento da carga e então colocar esse planejamento em prática.
Avarias na embalagem
Outro tipo de avaria comum de ocorrer é a avaria na embalagem, especialmente em cargas aéreas. Porém, em caso de danos na embalagem, é preciso verificar se houve avarias no material também. Avarias na embalagem nem sempre indicam impactos na carga.
Avarias na mercadoria
A pior de todas é com certeza a avaria na mercadoria. Isso ocorre quando o produto fica total ou parcialmente inutilizado.
Neste caso, deve-se interromper o procedimento de desova ou recepção da carga e notificar a seguradora imediatamente.
Não abra mão do seguro internacional de cargas
Existem economias que não valem a pena, e com certeza o seguro internacional é uma delas. Ao contrário, o seguro de cargas deve ser uma despesa que está incluída para o caso de haver algum problema com a carga.
Dependendo do tipo de seguro contratado, é possível ser ressarcido pela mercadoria, frete, impostos ou outros.
É um custo infelizmente necessário no comércio exterior, mas que pode evitar muitos problemas e prejuízos, caso ocorram avarias no embarque.
Conte com a Mundial para o sucesso da sua operação de comércio exterior
A Mundial Express é uma empresa especializada em soluções para o comércio exterior. Contamos com desembaraço e serviços aduaneiros no geral.
Auxiliamos nossos clientes com o envio ou recebimento de remessas cambiais, já que atuamos também como correspondentes de câmbio. E podemos dar o suporte necessário para evitar avarias no seu embarque.
Navegue pelo nosso site e conheça mais sobre a Mundial e as soluções que podemos oferecer.