No comércio exterior, o embarque marítimo internacional desempenha um papel fundamental no transporte de mercadorias de um país para outro, transportando altos volumes de valores expressivos e cargas menores de custos variados.

Para garantir a eficiência e a segurança desse tipo de modal de transporte, existem dois tipos de embarque: FCL (Full Container Load) e LCL (Less than a Container Load).
Cada modalidade apresenta diferenças, vantagens e desvantagens. É preciso avaliar todas elas considerando fatores como o perfil da carga, que pode ser mais frágil ou valiosa, e o tempo de espera, que varia de acordo com cada modalidade.
Portanto, é essencial compreender os conceitos e as particularidades de cada opção, para que os profissionais de comercio exterior possam tomar decisões que otimizem seus embarques marítimos, reduzindo custos e garantindo uma logística eficiente, no melhor tempo possível.
Além disso, é importante contar com o apoio de empresas especializadas na logística de embarques marítimos para sanar todas as dúvidas que possam surgir.
Qual a diferença entre FCL e LCL?
Compreender a diferença entre FCL e LCL é crucial ao se realizar um embarque marítimo.
A sigla FCL quer dizer Full Container Load (contêiner totalmente cheio) e LCL significa Less than a Container Load (menos do que uma carga de contêiner).
Essas modalidades se referem à quantidade de carga necessária para preencher um contêiner inteiro ou apenas uma parte dele.
No caso do FCL, a remessa ocupa um contêiner inteiro, ainda que o espaço não seja completamente preenchido pela carga. Assim sendo, significa que o importador ou exportador tem controle total sobre o contêiner e este não precisa compartilhá-lo com outras cargas.
Essa opção é ideal para remessas de grande volume, pois garante mais segurança, menor risco de danos e maior eficiência no manuseio e transporte.
Por outro lado, utiliza-se o LCL quando a carga não preenche um contêiner completo.
Dessa maneira, neste caso, ocorre a consolidação de várias cargas de diferentes remetentes em um único contêiner.
Essa modalidade é mais adequada para remessas menores, pois permite que os custos sejam divididos entre vários remetentes.
No entanto, o compartilhamento do contêiner pode resultar em um tempo de trânsito mais longo e maior dependência do processo de consolidação e desconsolidação da carga.
Convém ainda lembrar que o FCL oferece mais flexibilidade em termos de agendamento, já que a remessa tem seu próprio contêiner dedicado.
Por outro lado, o LCL pode ser afetado por atrasos causados pela espera da carga de outros remetentes para completar o contêiner.
Tipos de contêiner no embarque marítimo internacional
Existem vários tipos de contêineres marítimos disponíveis para atender às diversas necessidades de transporte de carga. A seguir, estão alguns dos principais tipos utilizados:
- contêiner dry: é o tipo mais comum e versátil, adequado para transportar cargas secas e não perecíveis. Pode ser de 20 ou 40 pés;
- contêiner reefer: também conhecido como contêiner refrigerado, é projetado para o transporte de cargas sensíveis à temperatura, como alimentos, medicamentos e produtos químicos;
- contêiner open top: possui uma abertura superior removível, permitindo o carregamento de cargas com altura excessiva ou que requerem acesso por cima;
- contêiner flat rack: apresenta laterais dobráveis, semelhante a uma plataforma, adequado para cargas volumosas, pesadas ou de formato irregular;
- contêiner tanque: projetado para o transporte seguro de líquidos ou gases, possui tanques internos para armazenamento e transporte de carga a granel;
- contêiner high cube: possui altura maior que o contêiner padrão, permitindo o transporte de cargas com maior volume ou altura;
- contêiner plataforma: não possui laterais ou teto, sendo essencialmente uma plataforma para transportar cargas pesadas e de grande dimensão.
Como decidir entre FCL e LCL?
Ao escolher entre FCL e LCL, é importante considerar alguns fatores-chave que influenciarão a decisão, tais como:
Perfil da carga
Se a carga é grande o suficiente para preencher totalmente um contêiner e se a sua natureza exige controle exclusivo, o FCL pode ser a opção mais adequada.
No entanto, se a carga é menor e não ocupa todo o espaço de um contêiner, o LCL pode ser uma opção mais econômica.
Tempo de espera (lead time)
O tempo disponível para a entrega da carga também pode influenciar a escolha entre FCL e LCL. O FCL geralmente é mais rápido, pois não requer a consolidação de várias cargas.
Já o LCL pode envolver um tempo maior, justamente devido à necessidade de consolidação e desconsolidação de diferentes cargas.
Custo-benefício
A opção pelo FCL traz melhor custo-benefício para os importadores de grandes volumes, já que eles podem negociar fretes e armazenagens mais competitivos. Também não há custo de unitização e desunitização de mercadorias.
Já o LCL é mais vantajoso para importadores que trabalham com volumes menores e desejam ratear os custos do contêiner com outros importadores.
Dessa forma, embora a escolha entre FCL e LCL seja geralmente baseada nas características da carga, no valor e no tempo disponível, é importante lembrar que cada embarque é único. Portanto, é essencial contar com o suporte de especialistas em logística e transporte marítimo para avaliar as necessidades específicas de cada caso.
O que pode dar errado em um embarque marítimo internacional?
Embora os embarques marítimos sejam amplamente utilizados e considerados uma opção confiável para o transporte de carga, há diversos problemas que podem surgir durante o processo.
Alguns dos principais contratempos que podem ocorrer em um embarque incluem:
Atrasos
Atrasos no embarque podem ocorrer devido a diversos fatores, como condições climáticas adversas, congestionamentos portuários, greves, problemas técnicos, rolagem de carga ou documentação inadequada.
Esses atrasos podem afetar o cronograma de entrega e causar transtornos, tanto para importadores quanto para exportadores.
Danos ou perda de carga
Durante o transporte marítimo, a carga está sujeita a movimentações, vibrações e condições ambientais variáveis.
Isso pode resultar em danos físicos aos produtos ou até mesmo na perda total da carga, especialmente em casos de mau acondicionamento, embalagem inadequada ou em desacordo com a legislação e falta de seguro.
Erros documentais
A documentação é uma parte crucial do processo de embarque marítimo, e erros nesse aspecto podem levar a problemas significativos.
Erros nos documentos de embarque, como faturas comerciais, conhecimentos de embarque ou documentos alfandegários podem resultar em atrasos na liberação da carga ou até mesmo na rejeição do embarque pelos órgãos alfandegários.
Roubo ou violação de carga
Infelizmente, o roubo de carga é uma preocupação real também no embarque marítimo internacional.

Dependendo das rotas e dos locais de trânsito, a carga pode estar sujeita a roubos durante a movimentação terrestre ou mesmo a bordo de navios. Para minimizar este risco, é necessário adotar algumas medidas de segurança.
Problemas de conformidade
Regulamentações e requisitos alfandegários variam de acordo com os países e as mercadorias transportadas.
Falhas em cumprir essas exigências legais, como restrições de importação/exportação, licenças específicas ou certificados de conformidade podem levar a atrasos, multas ou até mesmo a apreensão da carga.
Falhas logísticas
Problemas logísticos, como falta de espaço em contêineres, congestionamento nos portos, falta de equipamentos adequados, falhas na comunicação com transportadoras terrestres ou problemas na cadeia de suprimentos podem resultar em atrasos e interrupções no embarque.
É importante ressaltar que importadores e exportadores devem estar cientes desses potenciais problemas e devem tomar medidas preventivas para mitigar esses riscos.
Trabalhar com fornecedores e parceiros confiáveis, obter um seguro de carga adequado, realizar embalagens seguras e adequadas, além de manter uma comunicação clara e eficiente com todas as partes envolvidas são algumas das medidas que podem ajudar a evitar problemas em um embarque marítimo internacional.
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Também fornecemos assistência na escolha da modalidade mais adequada (FCL ou LCL), até a coordenação de todos os aspectos do embarque, incluindo o manuseio da documentação, a consolidação da carga (no caso de LCL), o agendamento do transporte e o rastreamento da carga durante todo o processo.
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