Você sabe como a tecnologia pode estar presente no seus negócios internacionais?
No comércio exterior, a competitividade é intensa e as demandas são cada vez mais exigentes. Sendo assim, a eficiência e a precisão nas operações são essenciais para o sucesso de qualquer negócio.
É fato que as empresas que se aventuram no mundo do comércio exterior encontram muitas complexidades regulatórias e logísticas, que representam desafios significativos.
Mas, nesse contexto, a tecnologia surge como uma aliada para facilitar e otimizar as rotinas empresariais.
Assim sendo, a tecnologia tem tido um papel muito importante no comércio exterior, ao proporcionar melhorias em eficiência, precisão e transparência nas transações das empresas que operam na área.
A tecnologia vem impulsionando as empresas, a fim de revolucionar a maneira como operam no cenário internacional.
Afinal, ao adotar ferramentas tecnológicas e estratégias inovadoras, as empresas não apenas enfrentam desafios do comércio exterior com mais eficiência. Além disso, também se destacam nesse competitivo mercado global.
Como a tecnologia pode facilitar a rotina de comércio exterior na minha empresa?
A tecnologia é uma forte aliada para todos as empresas, estejam elas inseridas no comércio exterior ou não.
Isso se dá pelo fato de que a tecnologia tem trazido vários benefícios para a rotina das empresas, automatizando processos. Assim, é possível reduzir erros e retrabalhos, centralizando dados e trazendo a assertividade e a transparência das informações.

Como a automação de processos permite a execução rápida e precisa de tarefas repetitivas, ela ajuda a reduzir então a quantidade de erros e aumenta a produtividade de cada operação.
Além disso, sistemas de gestão centralizados facilitam o acesso e compartilhamento de informações entre todos os setores da empresa, promovendo uma comunicação mais eficiente.
Da mesma forma, a integração de tecnologias também permite uma tomada de decisão mais estratégica, assertiva e transparente.
Por isso, vamos entender melhor cada um dos benefícios que a tecnologia tem trazido para a rotina do comércio exterior.
Automação de processos
Em primeiro lugar, um dos pontos positivos mais notados ao inserir a tecnologia na rotina das empresas é a automação de processos.
Todas as áreas que aderem a tecnologias como softwares e sistemas especializados percebem o retorno que isso traz.
Com a tecnologia, é possível automatizar, ou seja, transformar tarefas manuais. Atividades que exigiriam pessoas para realizá-las passam a ser feitas por um sistema.
Com isso, a equipe de pessoas que, anteriormente, era responsável por realizar uma tarefa repetitiva como, por exemplo, preencher os documentos de importação ou exportação, passa a ficar livre para realizar outras atividades importantes.
Redução de erros e retrabalhos
Sem dúvidas, a automação de processos via sistema traz consigo a redução de erros e retrabalhos. Sendo assim, este é mais um benefício da tecnologia na rotina da empresa.
Isso é possível, pois sistemas integrados utilizam uma base de dados organizacionais ao invés de precisarem de dados manuais. Com isso, elimina-se a possibilidade de erro humano durante os processos.
Dessa forma, é possível reduzir também a quantidade de retrabalhos, isto é, como todos os departamentos da empresa são integrados, não há necessidade de haver duplicidade de dados duplicados.
Centralização dos dados
Ademais, a tecnologia possibilita a centralização de dados, em outras palavras, permite que a empresa possua uma única fonte para todos os dados da empresa, uma base confiável e de fácil acesso.
Com a centralização de dados, as empresas podem consolidar informações de clientes, fornecedores, produtos, transações e regulamentações em um local acessível.
Certamente, essa ferramenta simplifica a gestão e o compartilhamento de dados entre diferentes departamentos e parceiros comerciais. Assim, ela promove uma colaboração mais eficiente e tomadas de decisão mais rápidas.
Assertividade e transparências das informações
Por fim, é claro que com a automação de processos, a redução de erros e retrabalhos e a centralização de dados tem-se como resultado maior assertividade e transparência das informações.
Afinal, com o uso de sistemas integrados, é possível garantir maior precisão e integridade dos dados. Assim, reduzem-se erros e inconsistências que podem ocorrer em processos manuais.
De igual maneira, a tecnologia consegue fornecer maior transparência ao longo da cadeia de suprimentos, possibilitando o compartilhamento de dados em tempo real.
Então, podemos dizer que o uso da tecnologia aumenta a visibilidade e a confiabilidade das informações, contribuindo para a eficiência e o sucesso das operações.
Quais as melhores práticas de tecnologia no comércio exterior?
A tecnologia tem desempenhado um papel crucial na otimização de processos e na superação dos desafios enfrentados no comércio exterior.
Por isso, é fundamental compreender quais são as tecnologias que podem impulsionar a eficiência e o sucesso nas operações internacionais da sua empresa.
Nesse sentido, as muitas organizações têm aderido ao uso de ferramentas, como a computação em nuvem para armazenamento acessível e seguro de dados, o blockchain para transparência e segurança em transações, a análise de big data para insights valiosos e o machine learning, para automação de processos e detecção de padrões.
Afinal, essas tecnologias, quando implementadas estrategicamente, podem melhorar competitividade das empresas no mercado global. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.
Computação em nuvem (Sistemas Cloud)
É fato que um dos grandes desafios no comércio exterior é a quantidade de documentos e informações importantes que são transmitidas em cada processo.
Uma vez que processos de importação e exportação envolvem muitos dados, é preciso ter uma ferramenta segura, acessível e eficiente para armazenar todas essas informações.
O sistema Cloud é uma ferramenta de armazenamento de dados na nuvem, que utiliza uma rede de servidores remotos hospedados na Internet.
Essa rede de servidores é utilizada para armazenar, gerenciar e processar dados no lugar do antigo servidor local, que era um dispositivo físico.
Assim sendo, o sistema Cloud, além de trazer maior agilidade e flexibilidade para o dia a dia das empresas, ainda reduz custos e melhora a comunicação das áreas envolvidas na operação.
Blockchain
Por sua vez, o blockchain também se destaca como uma ferramenta muito útil no gerenciamento de processos do comércio exterior.
Sendo o blockchain um banco de dados muito desenvolvido, que viabiliza a transmissão segura e transparente de informações, ele tem sido muito utilizado para acompanhar operações financeiras internacionais.
Essa aderência das empresas ao blockchain se justifica porque essa ferramenta proporciona o rastreamento em tempo real das movimentações, permitindo um monitoramento mais eficiente das operações.
Então, podemos afirmar que o blockchain apresenta alta segurança (por ser um sistema inviolável), agilidade (por sua visualização em tempo real) e redução de custos (por eliminar o uso de papéis e desburocratizar as rotinas das aduanas).
Big Data
Em seguida, temos o Big Data, que nada mais é que uma ferramenta capaz de lidar com grandes quantidades de informações. O Big Data faz a análise tanto de dados estruturados, como de dados não estruturados, para extrair insights e informações valiosas.
Resumindo, essa ferramenta encontra padrões, tendências e correlações nos dados, em vista de alcançar uma compreensão mais profunda e completa do cenário em que a empresa opera.
Assim sendo, no cenário do comércio exterior, o big data pode auxiliar na localização de produtos e na prevenção de inconsistências na cadeia de abastecimento. Assim, ele possibilita a tomada de decisão rápida e estratégica para resolver qualquer imprevisto.
Machine Learning
Por último, temos a tecnologia chamada Machine Learning que, em português, significa aprendizado da máquina.

Sobretudo, Machine Learning é uma técnica de inteligência artificial que permite aos computadores aprenderem com dados e tomar decisões sem serem programados para tal.
Isso é possível, porque os algoritmos dessa ferramenta percebem padrões e criam modelos capazes de realizar tarefas como classificação, previsão, reconhecimento de padrões e otimização.
Dessa forma, sua aplicabilidade no comércio exterior é a de analisar dados em vista de otimizar processos de importação e exportação, prever demandas futuras, identificar potenciais parceiros comerciais e até mesmo antecipar riscos financeiros e regulatórios.
Além disso, essa ferramenta pode contribuir na automação de tarefas operacionais, como rastreamento de remessas, classificação de produtos e detecção de fraudes.
A Mundial oferece a solução em tecnologia para sua operação de comércio exterior
Em um mercado tão dinâmico e desafiador como o comércio exterior, a adoção de tecnologias inovadoras é fundamental para garantir a eficiência e a competitividade da sua empresa.
Porém, ao explorar e implementar novas tecnologias, é importante estar acompanhado de quem tem o conhecimento de como integrar essas ferramentas à rotina de forma eficaz.
Por isso, a Mundial está pronta para te ajudar a implementar novas tecnologias, a fim de superar obstáculos regulatórios e logísticos, além de aprimorar a precisão e a transparência em suas operações.