No comércio exterior as mais diversas cargas são transportadas, pequenas ou grandes, frágeis, robustas. Considerando que cada mercadoria possui uma particularidade de transporte e cuidados necessários, não poderíamos ter uma única embarcação para o transporte delas.
Neste artigo, abordaremos em detalhes os tipos de equipamento de transportes e para quais mercadorias são recomendados. Isso permitirá com que você importador ou exportador tenha o conhecimento necessário no momento fechar o seu embarque junto ao agente de cargas ou armador.

Como saber se a minha carga de importação é grande demais?
Cada carga é um caso e a depender de seu segmento, a perspectiva do que é uma carga grande pode ser diferente. Contudo, se o transporte necessita de um contêiner especial como o Open Top, Flat-Rack ou Plataforma, certamente estamos tratando de algo superdimensionado.
De qualquer forma, é necessário verificar no momento do fechamento do pedido de compra as medidas e especificações técnicas da mercadoria. Dessa maneira é possível verificar quais meios de condicionamento da carga e transporte é mais recomendado.
Qual a diferença entre carga geral e carga projeto?
A diferença entre carga geral e carga projeto nada mais é que os padrões existentes no comércio exterior e aqueles envolvidos na operação. Em outras palavras, a carga geral é adequada aos padrões de transporte dentro de contêineres convencionais, pois suas dimensões, volume e peso cabem dentro daquele espaço. Por outro lado, a carga projeto não se enquadra nos padrões comuns, por ultrapassar esses limites.
Estamos falando, por exemplo, de turbinas, reatores, máquinas, plataformas, pás eólicas e outros equipamentos de grande porte.
Qual a capacidade de cada tipo de contêiner?
Existem, atualmente, os mais variados tipos de contêineres no mercado, cada um com uma especificação e adequado para cada mercadoria. Os modelos existentes são de 40 ou 20 pés, embora os primeiros contêineres desenvolvidos medissem 33 pés.
A propósito, é importante frisar que a medida de pés é utilizada nos países do Reino Unido, Estados Unidos e um pouco no Canadá. A título de ilustração, um pé corresponde a 12 polegadas.
No momento de escolher o tamanho de um contêiner, uma regra que impacta na decisão diz respeito a quantos metros cúbicos de mercadoria e peso cabem naquele contêiner.
Afinal, geralmente um contêiner de 40 pés atende mercadorias que ultrapassam os 30 metros cúbicos e pesam menos de 26 toneladas, já o contêiner de 20 pés consegue suportar entre 15 e 30 metros cúbicos de mercadorias, mas, claro existem outros fatores que podem influenciar na decisão.

Os contêineres representam segurança e praticidade no momento de carregar ou descarregar, pois eles podem ser empilhados e é um dos meios mais resistentes de transporte de mercadorias.
Vejamos em detalhes cada tipo de contêiner e suas particularidades adiante.
Dry Box 20’
São utilizados para o transporte de cargas secas, como, por exemplo, eletrônicos, roupas, caixas e tambores.
O contêiner Dry Box 20’ possui dimensões internas de 5,9m de comprimento, 2,35m de largura e 2,393m altura, com capacidade de 33,2m³, Já suas medidas externas são 6,058m de comprimento, 2,438m de largura e 2,591m de altura, e capacidade máxima de 24,000kg.
Dry Box 40’
São utilizados para o transporte de cargas secas, com dimensões maiores em relação ao de 20’, quais sejam interna 12,032m de comprimento, 2,35m de largura e 2,392m de altura, cuja capacidade é de 67,7m³, sendo a externa 12,192m de comprimento, 2,438m de largura e 2,591m de altura, com capacidade de 26,930kg.
High Cube 40’
É o tipo de contêiner mais utilizado no comércio exterior. Sua caraterística marcante é a possibilidade de transportar grandes quantidades de mercadorias por ter altura interna e externa maiores.
Graneleiro Dry 20’
O contêiner graneleiro é usado para transportar commodities, com as dimensões interna de 5,838m de comprimento, 2,366m de largura e 2,374 altura, sua capacidade cúbica resulta em 37,5m³. Suas medidas externas são 6,058m de comprimento, 2,438m de largura e 2,591m de altura, com capacidade cúbica máxima de 30,480kg.
Flat Rack 20′ e 40’
O Flat Rack é utilizado nos casos de necessidade de transportar cargas com grandes dimensões, justamente uma carga projeto. Esse modelo não possui as laterais e nem parte superior do teto, ideal para transportar, por exemplo, maquinários pesados.
Contêiner Tanque
O contêiner tanque é utilizado especificadamente para transportar mercadorias líquidas ou até bebidas.
Contêiner Open Top 20′ e 40’
O Open Top, como o nome sugere, tem sua parte superior aberta, ideal para as cargas que ultrapassem as medidas de altura padrão de um contêiner convencional.
Contêiner Ventilado
Desenhado especificamente para aquelas mercadorias que possuem necessidade de ventilação, como o caso do café, grãos, sementes e feijões.
Contêiner Refrigerado
Para as cargas que necessitem de temperatura controladas, por exemplo, carnes e frangos congelados.
Quais embarcações mais indicadas para importar carga projeto?
É importante entendermos que cada mercadoria possui particularidades de transporte e cuidados que devem ser elevados em consideração, para que cheguem em perfeito estado de qualidade ou funcionamento ao local de destino.

Nesse sentido, vamos conhecer abaixo as embarcações específicas a cada mercadoria no comércio exterior, em especial aquelas para mercadorias de grande porte (carga projeto).
Navios graneleiros
Os graneleiros são designados para carga e descarga de mercadorias a granel, como, por exemplo, as commodities.
São perfeitos para produtos que necessitam de acondicionamentos nos porões dos navios e não demandam a contagem de mercadorias, marca comercial ou acondicionamento em embalagem.
Navios RO-RO
Os navios RO-RO ou porta veículos são feitos para transportar carga rolante, ou seja, carga sobre rodas.
Existem variações de navios RO-RO:
- Pure Car Carriers (PCC): exclusivo para carros;
- Pure Truck & Car Carriers (PCTC): exclusivo para carros e caminhões;
- ROPAX: exclusivo para o transporte de veículos de carga com acomodação de passageiros, esse meio é utilizado em curtas distâncias;
- ROLO: é embarcação com rampas que atendem tanto conveses de veículos como de carga, contudo, são acessíveis somente por guindaste;
- CONRO: É uma mistura de Ro-Ro e um porta contêiner, com um sistema conhecido por utilizar a aérea abaixo do convés para armazenamento de veículos, enquanto no topo dos conveses são empilhados contêineres.
Uma das vantagens dessas embarcações é a rapidez de locomoção, já que os veículos podem seguir para o local de embarque/porto sem grandes complicações e, após a chegada, partir para outro local. Isso certamente agiliza os trâmites para o embarcador. Além de que possibilita transportar outros equipamentos de transportes, como justamente os contêineres, desde que sejam respeitadas as regras de peação/amarração no convés.
A propósito, trata-se de um nicho de mercado interessante para transportar cargas projeto, já que suas medidas, dimensões e peso são fora dos padrões dos contêineres convencionais. Assim, é possível levar diferentes mercadorias, como veículos de passeio, tratores, maquinário, aviões pequenos, reatores, plataformas e turbinas.
Navios gaseiros
Como o próprio nome diz, os gaseiros são adequados para transportar gases liquefeitos, como GPL, etileno e amônia.
Sua característica marcante são os tanques arredondados acima do convés principal do navio. São 4 tipos diferentes de tanques: independentes, de membrana, integrais e de semimembrana.
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